Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

LEVIANO EU SOU

Eu havia prometido a mim mesmo jamais utilizar esse espaço para falar de uma de minhas paixões: o futebol. Futebol que, como todas as paixões o fazem, mudou o rumo de minha trajetória.
Fiz essa promessa por duas razões muito simples. A primeira é que não queria correr o risco, desnecessário, de tornar temática essa tribuna, embora ela continue sendo, pois fala dos meus incômodos. A segunda é porque sei que quando se fala de paixões, a tendência de sermos parciais é muito grande e eu quero tentar fugir disso.
Como eu sou leviano!!!! Já na terceira postagem, me pego aqui, cheio de desculpas esfarrapadas, falando de futebol. Mas, se o blog é para falar de incômodos, ora bolas, porque evitar a abordagem de um assunto que, faz tempo, me irrita?
E a imprensa me irrita. Falo da imprensa em geral (sem esquecer a minha formação) e da imprensa esportiva especificamente (excluindo raras exceções).
Eles entram em nossa casa, com nossa anuência e chegam ditando regras de comportamento, analisando impiedosamente uns e outros, pousando de bons samaritanos, exigindo diferenças nas atitudes públicas e privadas, passando sermões como se estivessem, todos eles, acima do bem e do mal. Será?
Começo a acreditar que não importa o que façam em suas vidas particulares, desde que vendam a imagem de perfeitos.
Eu, particularmente, penso diferente. Defendo a transparência sempre e não espero a perfeição de ninguém. Sei que todos nós já erramos e que continuaremos a cometer erros em algumas situações.
Hesito em utilizar a expressão hipócritas, mas assumo que ela me é tentadora, assim como tentador seria poder nominar profissionais em quem, na minha modesta opinião, a expressão, no singular, caberia muito bem.
Numa época, porém, em que expressar-se vale processos, prefiro proteger-me, sem, entretanto, deixar de manifestar alguns pensamentos.
Essa atitude não é, claro, megalomaníaca. Sei que meu blog não é lido por quase ninguém e tenho noção exata de que praticamente inexisto numa selva repleta de “feras”, mas todo o cuidado é pouco, mesmo.
Um erro do árbitro Carlos Eugênio Simon no jogo de domingo passado (08.11.09) no Maracanã entre o Fluminense e o “meu” Palmeiras e os fatos que se seguiram em função desse erro, reacenderam em mim o desejo de abordar o tema e espinafrar a mídia esportiva. Tanta besteira que vi e ouvi me levaram à indignação, quase à revolta.
Não acredito, sinceramente, que o referido árbitro tenha agido de má fé, seja vendido ou coisa que o valha, como disse o Presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras, o Sr. Luiz Gonzaga Belluzzo e como jamais disseram meus coleguinhas da imprensa esportiva.
O que me incomoda, de verdade, é a postura de boa parte dos analistas, igualando o Sr. Belluzzo a outros dirigentes que andaram e ainda andam por aí.
Não vai aqui, acreditem, nenhum fanatismo. Erros como o do Sr. Simon acontecem sempre, beneficiando e prejudicando todos os clubes. Concordo com a tese que o Palmeiras nem tem jogado um bom futebol e que merecia até perder. Mas tendo a concordar que um erro como o que cometeu o Sr. Simon, no momento do jogo e do campeonato pode levar um homem digno, à explosão. Ou os jornalistas preferem os dirigentes dissimulados, arrogantes, prepotentes, manipuladores que dominam esse esporte apaixonante?
Tento entender que eles, como formadores de opinião que se julgam e que são, optem pelo politicamente correto. Mas o que me intriga, incomoda e irrita é ver esses mesmos jornalistas perderem a classe quando contestados.
O Sr. Luiz Gonzaga Belluzzo é um cidadão integro, respeitado mundo afora e diferenciado, mas um ser humano apaixonado e indignado e têm o direito até de cometer pequenos erros. Erros muito menores do que o daqueles que o igualam aos demais dirigentes do meio.
Permito-me citar um único nome, que foi a opinião mais lúcida que ouvi. Um jornalista a quem respeito, mas de quem divirjo muitas vezes: Juca Kfouri que, mesmo tendencioso, às vezes, olha antes o currículo e depois o ato da pessoa. Dessa vez concordo com o Juca.
Prometo nunca mais usar o INCÔMODOS para falar de futebol. MAS, LEVIANO EU SOU.

Um comentário:

  1. Acredito, na minha modesta opinião, que o Palmeiras foi prejudicado, pois, ao meu ver, existe um "esquema" para "guinchar" o Fluminense e impedir que o clube carioca novamente vá para a 2ª divisão. Essa é a minha opinião; não estou acusando ninguém. Mas já faz tempo que não acredito em honestidade onde existe muito dinheiro em jogo.

    ResponderExcluir